A PROSPERIDADE DOS JUSTOS
Mateus 6:33 – buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Muitos são os sonhos, desejos, vontades que cada um carrega dentro de si, do mais simples ao mais complexo, ao mais extravagante, o fato é que todos têm dentro de si um sentimento de realização pessoal.
Nesse tempo temos visto pessoas que buscam as igrejas com o propósito de realizar seus desejos e atender suas necessidades. A sociedade tem estabelecido um padrão de qualidade de vida, que passa pela demonstração do sucesso pessoal, através da ostentação de poder.
Esse poder é demonstrado através de joias caras, roupas de marca, carros novos, casas grandes, grandes compras no shopping, viagens internacionais, entre outros… e tudo isso deve ser registrado e postado nas redes sociais para que todos vejam, nesse proposito muitas pessoas chegam mesmo a se endividar para manter a aparência.
Observando essa tendência algumas denominações exploram esse viés, promovendo reuniões, eventos com o fim de atrair essas pessoas que estão sedentas pelo sucesso, e para isso prometem uma vida prospera e bem-sucedida financeiramente, desde que passem a congregar com eles.
Vamos considerar a luz da Palavra de Deus, o que a Bíblia tem para nos falar a esse respeito. Vamos estar pautando nossa analise em três pontos, que são fundamentais, para a prosperidade do justo.
1º FÉ; | 2º COMUNHÃO; | 3º FIDELIDADE
SOBRE FÉ – Mateus 6:25 – Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Jesus aqui adverte seus ouvintes, e dá uma clara mensagem para todos, sobre confiança em Deus, e FÉ, ressalta a vida e o corpo como dadivas de Deus, sem o qual, tudo o mais perde o valor, imagina alguém cuja vida deixa de existir, morre e tudo fica para outro desfrutar, imagina alguém sem saúde no seu corpo físico, estando impedido de seus movimentos, prostrado sobre uma cama, ou impossibilitado de andar, de falar, de ouvir, de ver. Tudo o que temos, tudo o que somos, só tem verdadeiro valor porque temos a vida e o corpo saudável, o que nos permite seguir lutando e vencendo dia após dia.
SOBRE COMUNHÃO – Mateus 6:24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
Nesse texto Jesus ensina sobre as diferenças nas escolhas que as pessoas podem fazer, estar em comunhão com Deus é estar em comunhão com a igreja, isso é escolha, quando alguém escolhe servir a Deus, certamente que Deus vai responder a essa escolha, certamente que essa é a melhor escolha que vai levar a uma comunhão verdadeira e a um relacionamento com mais intimidade, é mais seguro ter comunhão com Deus para ter a provisão diária, do que lutar com as próprias forças.
SOBRE FIDELIDADE – Mateus 6:19-21 – Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Jesus aqui ressalta a fidelidade que decorre de uma coração puro, sincero, essa fidelidade passa pela prova do tempo, e pela entrega de esvaziar-se do seu próprio EU, essa entrega nos leva a uma vida de obediência a Deus e serviço ao próximo, agindo assim o cristão atinge maturidade espiritual, força para lutar, e coragem para superar os desafios, a partir desse ponto a pessoa se sente parte da igreja, família de Deus, e não mede esforços para contribuir na obra, ajudando ao próximo, e a manutenção da igreja com seus dízimos e ofertas.
Pr. Hugo Osório