A SEARA ESTÁ PRONTA

Mateus 9:36-38E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.

Vivemos um tempo Bíblico de cumprimento da Palavra de Deus, os acontecimentos em todo o mundo nos mostram que Jesus está às portas, e isso deve acender em nós, cristãos, o alerta de que temos pouco tempo, para trabalhar, para evangelizar, para pregar para todos que conhecemos, parentes e amigos, que não acreditam na Bíblia e nas promessas de Jesus.
Esse é o nosso maior desafio, somos os pregadores desse tempo, Deus tem confiado a nós a ministração do seu Evangelho de Salvação. Veja em 2 Timóteo 4:2 – prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.

A sociedade dita novas tendências diariamente, cujo o propósito é levar os homens a viver uma vida de prazeres carnais, afastados da comunhão com Deus, esse é o plano do inimigo.
Veja o que a Bíblia diz sobre isso: 1 Coríntios 6:10 – Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Como Cristão e como igreja, não podemos nos conformar com esse mundo, em Romanos 12:2 – E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Não fomos chamados por Deus para permanecer de braços cruzados, diante de todas essas coisas, pois enquanto alguém está pensando em si mesmo, em como ganhar a vida e ser bem sucedido, muitas almas estão indo para o inferno, pessoas estão morrendo sem Jesus, e isso é real e está acontecendo ao seu lado.
Todos são chamados com um propósito, em todas as áreas, e como Cristão é nosso papel dar testemunho de Deus em nossa vida, onde quer que estejamos, em casa, no trabalho, na sociedade.

A Bíblia contém orientações comportamentais, o poder da Palavra é para mudanças, as pessoas em sua formação familiar, tem seus modos e costumes influenciados pela sociedade, além de ouvir a palavra essas pessoas precisam frequentar a igreja, é a partir da frequência às atividades na igreja e o testemunho dos irmãos, que o processo de transformação começa a ocorrer. A igreja é esse lugar de transformação, onde as pessoas precisam estar presentes para receber aconselhamento, orientação, acolhimento, encorajamento, e o alimento espiritual que vem pelo ouvir a palavra e pratica-la. A Bíblia é um manual de comportamento, não basta conhecer de cor os versículos e saber recita-los, é preciso vive-los, isso é comportamento.
Tiago 1:22 – Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Nosso papel como servos e como igreja é cumprir a missão para a qual o Senhor nos designou, Mateus 28:18-20 – Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Precisamos despertar para necessidade de evangelizar, essa responsabilidade é nossa, é a nossa parte, como servos obedientes, não podemos permanecer apartados, dispersos, negligenciando a parte que nos cabe fazer. Lembremo-nos das palavras de Jesus, quando viu a multidão dispersa, andando de um lado para outro, como no texto que lemos no inicio em Mateus 9.36-38.- E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.

Pr. Hugo Osório