Mateus 19:23-24Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

A Bíblia não define a riqueza como um pecado, mas exorta sobre o perigo da riqueza que leva ao pecado e a perda da salvação.

A Bíblia relata a história de homens que foram abençoados por Deus com a Riqueza, como exemplo, podemos citar dois casos bem conhecidos de todos, homens que foram muito ricos, são eles: Jó e Salomão entre outros.
Jó 42:12E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.
2Crônicas 1:12Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.
2Crônicas 9:22Assim excedeu o rei Salomão a todos os reis da terra, em riquezas e sabedoria.

Como podemos ver, riqueza não é pecado, mas benção de Deus, o perigo está no que a riqueza pode gerar no coração e na vida do homem, isso sim, pode ser pecado.

O texto mencionado em Mateus 19:23-24 é contextualizado em Mateus 19:16-22, quando um jovem rico procura Jesus e o inquiri sobre o que fazer para obter a vida eterna (salvação).
Mateus 19:16-22E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

Fica claro que esse jovem apesar de religioso e conhecedor da palavra, tinha na sua riqueza o seu bem mais precioso, sendo incapaz de abrir mão dessa riqueza, mesmo que para sua salvação, o que nos leva a entender que para ele, o apego a riqueza e a tudo que ela proporciona, gerou o pecado na sua vida.
Marcos 4:19Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.

Jesus nos ensina sobre a verdadeira riqueza, que tem valor no céu:
Mateus 6:19-21Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Esse texto nos leva a entender que a riqueza não é pecado, mas benção de Deus quando usada com humildade e sabedoria, tendo por principio o amor ao próximo e a Deus sobre todas as coisas.
Mateus 12:35 – O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

Deus Abençoe!

Pr. Hugo Osório