ESTRELAS E SUA SIMBOLOGIA
Importante ressaltar que existem vários tipos de Estrela: 4, 5, 6, 7,8 pontas, estrela diamante, estrela cadente, todas com simbologia no ocultismo. Assim como ocorre em relação a Cruzes e Pentagramas. São símbolos não reconhecidos pela Bíblia, como contendo algum poder. O poder registrado na Bíblia é o que vem de Deus, vem do nome de Jesus e do sangue de Jesus.
O Símbolo de Salomão é uma bijuteria que explora o fascínio bíblico para atrair a curiosidade e a atenção das pessoas, muitas vezes com objetivos não tanto dignos, como pode ser aquele do comércio. Não tem nenhum fundamento bíblico. As amostras visíveis nos livros e na internet se caracterizam pela presença da estrela de 6 pontas, símbolo típico do estado de Israel, dita “estrela de Davi” (Magen David).
O seu uso pelos judeus cresceu a partir da Idade Média. Até então era simplesmente um elemento decorativo, presente também em várias igrejas. Começou a ser usado principalmente entre os místicos judeus e foram principalmente os cabalistas que popularizaram o seu uso, fazendo dele um símbolo de proteção contra os espíritos maus, coisa que já existia na tradição pagã. A partir do Século XIV, a estrela de seis pontas se tornou o símbolo oficial da comunidade judaica de praga (República Tcheca) e um sinal geral do judaísmo, embora não tenha autoridade bíblica ou talmúdica.
Foi o Rei Carlos IV (Karel IV), Rei dos Romanos e da Boêmia, quem concedeu em 1354 o privilégio à comunidade judaica de Praga de ter sua própria bandeira. Os judeus confeccionaram, num fundo vermelho, um hexagrama, a Estrela de Davi, em ouro. Em hebraico, a expressão Estrela de Davi é “Magen David“, que significa escudo de Davi. A estrela foi universalmente adotada pelos judeus como um emblema do judaísmo, e, durante o holocausto, ganhou também um sentido ligado ao martírio do povo judeu.
O anel e os Reis
Não existe nenhuma relação bíblica entre a estrela de seis pontas e o segundo ou terceiro rei de Israel, Davi ou Salomão, e nem com o seu anel. Trata-se somente de uma exploração dos sentimentos do povo e da mística, típica do mundo religioso.
Hipoteticamente é possível relacionar um dado histórico para formação dessa ideia, que é o uso do anel por parte dos reis. De fato, os reis usavam um anel como “selo” (timbre), ou como sigilo, garantia da autoridade e autenticidade a um determinado documento. O “carimbo” naquela época era um anel e esse anel, portanto, indicava autenticidade:
1 Reis 21:8 – Então, escreveu cartas em nome de Acabe, selou-as com o sinete dele e as enviou aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
A Bíblia nada diz sobre o uso por Salomão do seu selo e muito menos do seu anel, ou que o anel tivesse uma estrela.
Simbologia
Representado por dois triângulos entrelaçados, o Selo de Salomão simboliza a transformação dos processos alquímicos e é considerado um selo ocultista, usado na bruxaria, magia negra, alquimia, feitiçaria, astrologia. O selo de Salomão é assim chamado pelo fato de o anel do rei Salomão ser um anel com esse desenho e que por ele era utilizado como forma de afastar os maus espíritos, simbolizando, assim, a proteção divina. Por isso, acredita-se que esse símbolo tenha poderes mágicos.
Embora bastante parecidos, a Estrela de Davi e o Selo de Salomão apresentam caraterísticas distintas. Enquanto na Estrela de Davi os triângulos são sobrepostos, no Selo de Salomão, os triângulos são entrelaçados.

ESTRELA DE DAVI
A Estrela de Davi ou Estrela de Seis Pontas, conhecida também como o “Escudo de Davi”, é um símbolo usado pelos seguidores do Judaísmo, e presente na bandeira do Estado de Israel. É um exagrama, constituida por dois triângulos sobrepostos, um com a ponta voltada para cima e outro com a ponta para baixo. Ela tem o significado de proteção, união do feminino e do masculino, união dos opostos, bem como a ligação entre o céu e a terra.

SELO DE SALOMÃO
É um exagrama formado por dois triangulos entrelaçados, um com a ponta para cima e o outro com a ponta para baixo. É usado como uma simbologia do satanismo, sendo utilizado para evocar espíritos nos rituais de magia. Feiticeiros utilizam este símbolo para conjurar demônios, lançar encantamentos e maldições ou afastar os maus espíritos. É também usado na maçonaria, onde por sua vez, o Selo de Salomão significa “deus, criação e perfeição” .

PENTAGRAMA
O pentagrama é uma estrela de cinco pontas de origem incerta, que esteve presente na evolução de diversas culturas. O símbolo está associado ao mistério e à magia, assim como a aspectos astronômicos e religiosos. Por ter relação com o número 5, a figura simboliza união, harmonia, equilíbrio, além de representar o sagrado e o divino.
Deus abençoe!
Pr. Hugo Osório