TRÊS INGREDIENTES NECESSÁRIOS NA VIDA DO CRENTE

Salmos 1:1-3 – Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.

Hoje falaremos sobre três ingredientes necessários para o crescimento do crente, e como isso pode afetar a vida dos irmãos, sua Fé, e Comunhão com Deus e a Igreja, e exerce forte influência no comportamento humano. O texto Bíblico acima nos leva a observar a condição necessária do homem para alcançar ser bem aventurado, considerando os três ingredientes a seguir relacionados.

  1. MATURIDADE
  2. COMUNICAÇÃO
  3. AMOR

Estes são ingredientes indispensáveis na vida das pessoas, para que tenham uma vida bem estruturada e segura. Sem esses elementos qualquer pessoa fica prejudicada. Na vida do Crente esses ingredientes são imprescindíveis.

A Maturidade requer uma vida de experiências com Deus, experiências essas que podem ser doces ou amargas, simples ou complexas em sua natureza, e muito disso passa pela prova do tempo, o tempo de Deus, que nos leva a um processo de aprendizado, de crescimento pessoal, de amadurecimento. Ao atingir esse estágio o crente passa a valorizar e a qualificar melhor seus interesses seguindo o discernimento que lhe é dado pela graça de Deus em sua vida.
Jeremias 29:11-13 – Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Colossenses 3:2 – Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

A Comunicação nos remete ao relacionamento com Deus, a intimidade, a comunhão, que nasce através da Oração, que pela graça de Deus é uma dadiva para o homem, poder entrar na sua presença e verbalizar tudo o que pensa, o que sente, o que quer fazer e obter sua resposta. Mas a Comunicação nos leva também a possibilidade de falar do amor de Deus aos homens e do sacrifício de Jesus na Cruz pela nossa salvação e a cantar louvores em honra e glória ao seu nome. A Comunicação nos permite também trazer Paz ao ambiente de discussões, através de uma palavra branda e sábia como só o Espirito Santo de Deus pode nos conceder. O crente deve estar sempre preparado para comunicar, como instrumento de Deus, nos momentos e locais onde se fizer necessário pela sua vontade.
1 Coríntios 15:33 – Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Mateus 18:19 – Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Provérbios 9:10 – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.

O Amor é ter alegria em estar na presença de Deus, pela oração, pela comunhão entre os irmãos, por congregar, por evangelizar alguém, por ver alguém aceitar Jesus como Senhor e Salvador, por reconhecer que Deus é Pai e Senhor, e que sua misericórdia não tem fim, é obedecer e viver a sua Palavra, é estar sempre pronto e disponível para fazer a sua vontade, essas expressões de Amor a Deus nos levam a Amar ao próximo e só fazer o bem sem olhar a quem.
1 Coríntios 13:4-7 – O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Pr. Hugo Osório